ÓLEO DE CITRONELA .
O óleo de citronela, é um óleo essencial, extraído das folhas e caules de diferentes espécies de Cymbopogon, rico em geraniol, citronelol e citronelal, utilizados na fabricação de velas, cremes e loções.
O óleo de citronela é também um reputado repelente de insetos de origem vegetal, aprovado para este uso nos Estados Unidos desde 1948. A United States Environmental Protection Agency considera o óleo de citronela um biopesticida com um modo de ação não-tóxico. Estudos mostram também que o óleo de citronela possui fortes propriedades antifúngicas e que é efetivo em acalmar cães. fonte http:wipedia.org
Parecida com a erva-cidreira , de suas folhas é retirado um óleo capaz de deixar os bichos bem longe do corpo e do lado de fora dos ambientes. Tanto poder tem uma razão química: o óleo essencial tem mais de oitenta componentes, entre eles citronelal, geraniol e limoneno, agentes que afugentam moscas e mosquitos.
O cheiro é semelhante ao do eucalipto e, segundo a aromaterapia, tem propriedades tônica, anti-séptica e desinfetante. Além do óleo essencial, é possível encontrar mudas da planta e vários produtos à base de citronela, como loções e sprays, para a pele, e velas e incensos, para a casa. O melhor para ambientes é usar o óleo essencial aquecido em difusor. Siga as receitas a seguir e aproveite os efeitos da citronela no corpo, nos ambientes e no jardim.
Ela forma uma touceira densa, suas folhas são longas, com bordas cortantes e de coloração verde clara, idêntica ao capim-limão (Cymbopogon citratus). Difere deste apenas pelo aroma, que é suave, com perfume de limão, ao contrário da citronela que é bastante forte, talvez até um pouco enjoativo.
Pode ser plantada em vasos e jardineiras, assim como em canteiros adubados ou como bordadura em áreas grandes. Apresenta efeitos alelopáticos positivos quando plantada em conjunto com outras plantas, repelindo pragas e desta forma protegendo as companheiras.
Deve ser cultivada a pleno sol, em solo fértil, bem drenável e enriquecido com matéria orgânica para uma boa produção. Seu crescimento é bastante rápido, o que pode requerer um desbaste periódico. Utilize sempre luvas ao trabalhar com a citronela, pois as bordas das folhas produzem cortes superficiais na pele. Tipicamente tropical, não tolera frio intenso ou geadas. Multiplica-se facilmente pela divisão das touceiras.
Nome Científico: Cymbopogon winterianus
Sinonímia: Cymbopogon nardus, Cymbopogon confertiflorus, Andropogon ampliflorus, Andropogon nardus, Sorghum nardus
Nome Popular: Citronela, capim-citronela, citronela-do-ceilão (C. nardus), cidró-do-Paraguai, citronela-de-java (C. winterianus)
Família: Poaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Ceilão, Índia, Java
Ciclo de Vida: Perene
O óleo de citronela
O método industrial de extração do óleo essencial da citronela é conhecido como "arrasto de vapor". As folhas são colocadas em um recipiente e passam a receber vapor d'água constantemente. A água é aquecida em uma caldeira. Ao passar pelas folhas da citronela, o vapor leva junto o óleo essencial, separado da água, em seguida, por condensação.
Já a extração caseira do óleo essencial da citronela não é muito simples. Segundo informações da Seção de Plantas Aromáticas do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), pode-se colocar as folhas com um pouco de água num panela de pressão: o vapor que sair de lá também vai conter óleo essencial. O problema é recolher este vapor, para daí extrair o óleo.
Uma outra dica é que o óleo essencial da citronela é também solúvel em álcool. Assim, se misturarmos as folhas ao álcool, naturalmente o óleo essencial vai ser liberado. Aqui o problema é o seguinte: outras substâncias presentes na folha, como clorofila e pigmentos, também são solúveis em álcool e, neste caso, não teríamos o óleo puro como se obtém por meio do vapor d'água.
Vale destacar mais um detalhe importante: as folhas de citronela possuem uma concentração mínima de óleo essencial, em torno de 0,5% a 0,6%. Para cada 100 quilos de folhas, extraem-se no máximo 600 gramas de óleo. Ou seja, tentar extrair pequenas quantidades não é nada viável.
Há quem pergunte se apenas cultivando a citronela no jardim é possível usufruir do poder repelente da planta. A resposta é sim, mas com uma ressalva: para que o resultado seja positivo, é preciso plantar a citronela no caminho percorrido pelo vento, de forma que leve o aroma até o local de onde desejamos manter os mosquitos afastados.
Plante a citronela em jardins e vasos, próximo a portas e janelas. Cada planta, quando desenvolvida, cobre como repelente 50 m². Em um pequeno jardim, cinco moitas são suficientes para afastar definitivamente mosquitos de qualquer tipo, inclusive o transmissor da Dengue.
Uma outra forma de aproveitar o poder repelente da planta é fazer um chá com as folhas da planta e usá-lo para limpar o chão, passar em parapeitos de janelas, etc.
_________________________________________________________________________________
REPELENTES COMO FAZER
- 1/2 litro de álcool;
- 1 pacote de cravo da Índia(10 grm);
- 1 vidro de óleo de nenê(100ml)
Deixe o cravo curtindo no álcool uns 4 dias agitando, logo cedo e de tarde;
______________________________________________________________________________
REPELENTE PARA PELE.
aprenda fazer repelente natural contra pernilongos, muriçocas e carapanã com óleo mineral , óleo de citronela e óleo de andiroba.
Receita;
100 ml de óleo mineral , ou óleo para bebê. (compra em farmácia ou loja de produtos naturais)
misturar com 10ml de óleo citronela e 10 ml de óleo de andiroba .Agite antes de usar na pele.
Não é tóxico ,não desidrata a pele , e não gruda.
Passar antes de ír para praia.
_________________________________________________________________________________
Repelente para Pele.
1 pcte de cravo da índia mistura com 500 ml de alcool -deixar curtír por muma semana.
depois acrescente 100ml de óleo de pele.
_________________________________________________________________________________
Usos Para A Citronela
- Repelente. O óleo de citronela repele insetos, como
mosquitos, pulgas e carrapatos, etc… Pode ser usado em seres humanos e
nas suas roupas, sendo uma ótima alternativa natural e não-tóxica.
Os produtos comercializados de citronela estão disponíveis na forma de velas, spray de citronela, velas de citronela, cera de citronela, lâmpadas de citronela ou combustível para tocha de citronela. O óleo de citronela é também usado na forma de comprimidos ou sedimento para áreas de lazer da casa ou ao ar livre como em redor das árvores e arbustos. Existem ainda coleiras para os animais que contêm óleo de citronela para manter animais de estimação e outros animais protegidos com um repelente natural que os pode proteger de picadas de insetos com e sem asas como sejam as pulgas.
- Sabão. Os produtos químicos de citronela podem ser usados para fazer sabão que têm fortes caraterísticas antifúngicas e repelentes.
- Piolhos. A citronela pode ser utilizada para repelir piolhos do corpo e da cabeça. Os óleos de citronela são por isso frequentemente colocados nos produtos tradicionais de tratamento contra piolhos, podendo também ser um eficaz agente preventivo, para evitar o contagio por piolhos.
- Aromaterapia. Óleo de citronela quando diluído adequadamente em um óleo de base pode ser aplicado na pele, o que produz uma leve sensação de calor, e alivia os músculos e articulações dolorosas. Mentalmente, o aroma do óleo de citronela pode ajudar a combater a fadiga nervosa, alivio de enxaquecas e dores de cabeça.
- Adstringente. O óleo de citronela é um adstringente que quando utilizado corretamente, pode ajudar a combater áreas de pele oleosa. Algumas pessoas podem desenvolver algumas reações adversas quando em contato direto da pele com a citronela, pelo que antes do uso direto de colocar uma única gota de óleo de citronela na pele (geralmente no antebraço interno) para teste de irritação. Se o local não ficar vermelho nem irritada, pode aplicar duas ou três gotas de óleo de citronela em uma bola de algodão para limpar a área da pele onde tem excesso de óleo.
- Perfumes. O óleo de citronela de Java é um dos óleos de perfume mais amplamente utilizado como ponto de partida para produtos de perfumaria, nomeadamente os seus constituintes o citronela e geraniol.
- fonte:www.remediosnaturais.info
- __________________________________________________________________________
Para fazer um repelente corporal, mergulhe um pacote de cravos no álcool por 30 dias. Depois, coe a mistura e junte 50 ml de óleo de amêndoas. Pode passar na pele, que é bom. Outra opção é misturar 200 ml de óleo mineral com 30 ml de óleo de andiroba e 30 ml de óleo de citronela -à venda em lojas de produtos naturais Folha de São Paulo, 17/02/2011.
________________________________________________________________________________
MULTIUSO COM ÓLEO DE CITRONELA.
1 litro de água morna
1 colher de sopa de vinagre (branco /de alcool)
1 colher de sopa de sal amoníaco (usado p/tortas,bolos e biscoitos)
1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
1 colher de sopa de sumo de limão (que entra no lugar do bórax)- ação bactericida /
2 colheres de sopa de detergente de louça
Dissolva todos os ingredientes na água ,dentro de um balde coloque a solução num borrifador usado de limpavidros.
Ao que se pode ver a olho nu, funciona bem e não deixa manchas nas superfícies limpas. Acrescente algumas gotas de essência de citronela para ficar com um perfume.
Nenhum comentário:
Postar um comentário